Como testar a sua velocidade corretamente

veloci_metro.jpg

Medir a velocidade é importante para detectarmos problemas de rede e também para saber o quanto de velocidade o provedor está entregando.

Neste artigo iremos explicar como usar o nosso velocímetro de forma correta.

Antes de executar o teste, devemos nos atentar às seguintes etapas: 

  • · pausar quaisquer downloads e uploads de arquivos, pois causarão imprecisão no teste;
  • · não utilizar a internet durante o teste, pois irá ocorrer a mesma situação apresentada anteriormente;
  • · usar, de preferência, uma conexão via cabo, pois as redes Wi-Fi infelizmente podem sofrer interferências de outros equipamentos que usam frequências de rádio. Além disso, dependendo da distância e também da intensidade de sinal, a qualidade da internet poderá degradar, ocasionando um “resultado falso”. Se de todo não for possível utilizar uma conexão por cabo, conecte-se via Wi-Fi (usar redes Wi-Fi de 5ghz, caso haja compatibilidade ) o mais próximo do cômodo onde está instalado o roteador principal.

Posteriormente às etapas informadas acima, abra o navegador de sua preferência e acesse a página velocidade.intnet.com.br. Feito isso, clique no botão Iniciar, como na figura abaixo:

mceclip0.png

Ao clicar no botão Iniciar, o teste será executado imediatamente. Devemos identificar as informações contidas em Download, Upload, Ping e Jitter, conforme a figura abaixo:

mceclip1.png

 

Entendendo o resultado do teste de velocidade

 

  • · Ping: indica quanto tempo leva para um "Pacote de Dados" viajar do seu computador para um servidor e voltar. Neste caso, quanto menor o tempo em milissegundos, melhor a qualidade da sua conexão.
  • · Download e Upload: Correspondem à velocidade da sua internet. Estas informações devem estar o mais próximo do plano contratado.
  • · Jitter: indica se existem diferenças entre vários testes de ping. Alguma variação sempre é esperada devido às condições, mas o ideal sempre será resultados menores.

O resultado obtido é inferior ao plano contratado o que fazer?

 

              Caso o teste detectar a velocidade abaixo do plano contratado, não se preocupe, clicando na opção “copiar link”, o velocímetro gera o link com o resultado obtido para ser usado nos nossos canais de atendimento via chat ou facebook, conforme a ilustra a figura abaixo:

mceclip2.png

 

 

 

 

 

 

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 13 de 14

Comentários

0 comentário

Por favor, entre para comentar.