Internet caiu, o que devo fazer? Confira passo a passo agora mesmo

passos.jpg

A sua internet caiu? Problemas na conexão de rede podem acontecer por vários motivos. Independentemente da razão, nunca é bom lidar com a queda do sinal da sua conexão. Por isso, saber como rastrear a origem do problema e aplicar a melhor correção é algo útil pra qualquer pessoa.

Para te ajudar a lidar com esse tipo de problema, preparamos o texto a seguir. Continue a leitura e veja o que fazer se a sua Internet cair!

Por que a internet pode cair?

Hoje em dia a Internet está integrada a praticamente todas as partes de nosso dia a dia. Pela web podemos pagar contas, pedir produtos e conversar com amigos. Por isso, ter um sinal estável e livre de indisponibilidade é muito importante.

Afinal de contas, se a Internet cai, não há como executar tarefas importantes, como transferências bancárias e rotinas de diversão, como jogos on-line e consumo de mídia via streaming. Nesse contexto, se a sua Internet caiu, o primeiro passo para lidar com o problema deve ser entender o que pode ter causado a falha. Veja alguns pontos a seguir!

Problema no sinal de Wi-Fi

Com a popularização de smartphones, tablets e outros dispositivos de alta conectividade, o uso de roteadores Wi-Fi se tornou uma realidade em nosso dia a dia. Esse equipamento consegue distribuir um sinal robusto para vários aparelhos, com segurança e baixa perda de pacotes. Porém, por trabalhar com um sinal de rádio, pode lidar com vários problemas que prejudicam a qualidade do acesso.

Em locais com muitas redes de Internet, por exemplo, o sinal fica comprometido facilmente. Haverá um grande número de redes diferentes no mesmo ambiente, reduzindo a habilidade do roteador entregar o sinal. Em outras palavras, as ondas de rede ficarão congestionadas, como uma via com vários veículos fica.

Outro fator que interfere no sinal da Internet via Wi-Fi é a distância entre o aparelho e o usuário. Por limitações tecnológicas, o sinal perde força ao passar por paredes, especialmente as feitas de madeira. Por isso a localização do dispositivo é muito importante para estruturar uma rede Wi-Fi.

Qualidade dos cabos

A infraestrutura que liga a residência à rede do usuário também impacta na qualidade da Internet. Um cabeamento de baixa qualidade pode gerar problemas como sinal intermitente e mais suscetível a interferências externas. Se o cabeamento passar próximo a uma rede elétrica, por exemplo, sinais eletromagnéticos prejudicarão a transferência de pacotes de dados.

Qualidade do provedor

O provedor de Internet é um dos principais responsáveis pela qualidade da Internet. Afinal, ele lida com a maior parte da infraestrutura responsável por levar os pacotes entre o aparelho do usuário e o servidor do site que ele deseja acessar. Por isso, se os seus serviços forem mal moldados, as chances de um problema ocorrer serão altas.

A internet caiu, como resolver?

Se a sua Internet caiu, há alguns passos que podem ser tomados para identificar a origem do problema. Eles te auxiliam a buscar uma solução inteligente e capaz de impedir erros no futuro. Veja a seguir!

Reinicie os equipamentos

Esse é um dos primeiros passos para solucionar problemas quando a Internet cai. Reiniciar o modem e o roteador permite aos aparelhos zerar o cache e outras funções que podem ser interrompidas em momentos de sobrecarga. Se o aparelho estiver com o software travado, por exemplo, após ser reiniciado o software retomará a sua operação.

Conecte-se diretamente ao roteador

Se o problema estiver relacionado ao sinal de rede sem fio, uma boa escolha é conectar o seu dispositivo diretamente ao roteador ou modem. Isso eliminará fatores como interferência eletromagnética e falhas na propagação do sinal. Deste modo, você terá acesso a um sinal muito mais robusto.

Conectando o modem ou o roteador diretamente ao seu aparelho, é possível mitigar erros na transferência de pacotes de dados. Além disso, a latência cairá. Com isso, sua Internet terá muito mais velocidade.

Verifique os cabos

A verificação do cabeamento também é uma medida que pode ser feita pra mitigar problemas caso a Internet caia e até mesmo de estabilidade na transferência de dados. O responsável pelo sinal de telefonia, por exemplo, pode ser afetado por chuvas. Há também a chance de o cabo estar rompido.

Por isso sempre faça uma análise dos seus cabos. Verifique se existem cortes ou pontos que precisam de reparos. Além do contato com cabos de energia, todos esses fatores podem atrapalhar o cabo a transferir o sinal de Internet entre o seu aparelho e os servidores das páginas que você acessa.

Mude o canal da rede Wi-Fi

Essa é uma outra medida que pode te ajudar a solucionar problemas. Para evitar interferências, roteadores usam canais específicos para transferir os dados. Mas nem sempre há como garantir que o canal não fique congestionado.

Portanto, você pode sempre trocar o canal do seu roteador se a Internet cair. Assim, o Wi-Fi passará por um canal menos sobrecarregado e a qualidade da rede será maior. Uma forma de evitar esse problema, aliás, é configurando o roteador para fazer a mudança de canal automática: isso permite ao aparelho sempre buscar o canal com o menor nível de sobrecarga possível.

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 7 de 63

Comentários

0 comentário

Por favor, entre para comentar.