Redes WIFI 2,4 GHz e 5 GHz

 

Se você já se perguntou por que aparecem, no seu equipamento, duas redes de WI-FI com o seu nome, e se questiona quanto a sua finalidade e diferenças, pode ficar tranquilo que vamos te explicar tudinho neste artigo.

 

Banda Dupla ou Dual Band

Os roteadores mais modernos possuem o que chamamos de Banda Dupla (ou dual band), que nada mais é do que uma tecnologia que oferece duas redes de wifi, a padrão (2,4 GHz) e a 5 GHz. Não se pode dizer que uma rede é melhor do que a outra, pois elas têm características diferentes. Então, para decidir qual usar, é preciso levar em consideração alguns fatores expostos abaixo.

Qual a diferença entre as redes 2,4G Hz e 5 GHz?

A diferença reside basicamente na cobertura e no desempenho.

A rede 2,4 GHz tem uma cobertura maior, sofrendo menos interferências de fatores externos como paredes, por exemplo. Em contrapartida, não possui desempenho tão eficaz quanto a rede 5 Ghz. Ou seja, alcança lugares mais distantes do roteador, embora com velocidades de navegação inferiores às viabilizadas com a rede 5 GHz.

Já a rede 5 GHz alcança velocidades mais altas de navegação e tem cobertura menor, sendo indicada apenas para locais próximos ao roteador e sem empecilhos, como paredes, entre o roteador e o aparelho em que você está conectado. Ou seja, alcança velocidades (MBPS) mais altas, mas não é adequada para locais afastados do roteador.

Quando devo utilizar cada rede?

Conhecendo as características de cada rede, fica mais fácil saber quando utilizar cada uma delas. Alguns smartphones já fazem a troca automática de uma rede para outra, de acordo com a distância do roteador; mas como saber quando devo utilizar cada uma delas?

Quando você precisar de conexão e estiver em um cômodo da casa diferente daquele em que está localizado o roteador ou precisar de mais estabilidade, utilize a rede 2,4 GHz. Já se você quiser desempenho melhor, quando estiver jogando, fazendo chamadas de vídeo, por exemplo, ou mesmo para realizar um teste de velocidade, utilize a rede 5 GHz. Proporcionar melhor desempenho não significa que você conseguirá realizar todas as atividades pela rede 2,4 GHz. Mas lembre-se de que a utilização da rede 5 GHz só é indicada quando você estiver próximo ao roteador, preferencialmente no mesmo cômodo.

A rede 5 GHz não aparece no meu aparelho; o que fazer?

Como a rede 5 Ghz é relativamente nova, alguns aparelhos ainda não possuem essa compatibilidade. Nesse caso, quando acessar as redes disponíveis pelo aparelho sem compatibilidade, ela não irá aparecer; mas não se preocupe, pois a rede 2,4 GHz poderá suprir suas necessidades na grande maioria das vezes.

Vale mencionar que a tão falada rede de dados 5G, que será implementada no Brasil, não tem ligação com a rede 5 GHz, já utilizada pelos roteadores de WIFI. A rede 5G é um padrão de internet móvel (a internet fornecida pela sua operadora de telefonia através do chip do seu celular) que os smartphones começarão a usar em breve. Já a rede 5GHz é um tipo de frequência usada por WIFI por meio dos roteadores. Facilmente encontramos modelos de smartphones, televisores e notebooks compatíveis com essa frequência. Por isso, se você for adquirir um novo aparelho, fique atento às redes disponíveis e também à velocidade suportada por esse equipamento, para que alcance efetivamente a velocidade desejada. 

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 7 de 7

Comentários

0 comentário

Por favor, entre para comentar.